Fotos: Leticia Martins/EC Bahia/
O Vasco venceu o Bahia por 3 a 2, na noite desta segunda-feira (28), em partida válida pela 31ª rodada do Brasileirão. Os gols cruz-maltinos, em São Januário, foram marcados por Emerson Rodríguez e Payet (2), que viveu uma noite inspirada. Luciano Rodríguez e Ademir descontaram para o Esquadrão de Aço. Com o resultado, o Vasco subiu uma posição. Agora, é o 9ª colocado no Campeonato Brasileiro, com 43 pontos, oito a menos que o São Paulo, o 6º, o último na zona de classificação para a Libertadores. O Bahia, por sua vez, estacionou na 7ª colocação, com 46 pontos.
O Vasco pressionou o Bahia durante 45 minutos e foi assim que construiu enorme vantagem. Logo aos 11 do primeiro tempo, Puma Rodríguez chutou, Marcos Felipe deu o rebote e a bola sobrou limpa para Emerson Rodríguez abrir o placar.
Quatro minutos depois, Rayan se chocou com Kanu dentro da área, e o árbitro marcou pênalti a favor do Vasco. Payet cobrou com categoria e ampliou para 2 a 0.
O primeiro tempo ainda teve espaço para mais um gol de Payet. E que golaço! Galdames iniciou a jogada e ajeitou para o camisa 10. O meia conduziu e emendou um belo chute de fora da área. No final da etapa inicial, o Bahia diminuiu com Luciano Rodríguez, de cabeça, após bobeada da zaga, aos 41 minutos.
O ímpeto do primeiro tempo não se repetiu. O Bahia começou a gostar da partida, depois das substituições feitas por Rogério Ceni, e fez o segundo com Ademir, aos 29 minutos. A partir daí, o Vasco proporcionou um fim de jogo com fortes emoções para o torcedor. O Esquadrão de Aço ainda teve a chance de empatar, aos 48 minutos. Porém, Léo Jardim salvou o Cruz-Maltino, e Rafael Ratão, no rebote, perdeu um gol inacreditável.
Agora, o Vasco volta a campo para fazer seu último clássico este ano. O Cruz-Maltino enfrenta o Botafogo, às 19h30m da próxima terça-feira (5), no Estádio Nilton Santos. Já o Bahia recebe o São Paulo às 21h30m do mesmo dia, na Fonte Nova.
FICHA TÉCNICA
VASCO 3 X 2 BAHIA
31ª RODADA – CAMPEONATO BRASILEIRO
Data e horário: segunda-feira, 28 de outubro de 2024, 21h (de Brasília);
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ);
Gols: Emerson Rodríguez (11′ do 1ºT), Payet (17′ e 31′ do 1ºT), Luciano Rodríguez (41′ do 1ºT) e Ademir (29′ do 2ºT);
Cartões amarelos: Galdames, Maicon e Payet (VAS); Gabriel Xavier e Thaciano (BAH);
Renda: R$ 867.875,00;
Público presente: 18.848.
ESCALAÇÕES
VASCO (Técnico: Rafael Paiva)
Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Maicon e Lucas Piton; Mateus Carvalho (Jair), Galdames e Payet (Sforza); Puma Rodríguez (Maxime Dominguez), Emerson Rodríguez (Maxsuell) e Rayan (Alex Teixeira).
BAHIA (Técnico: Rogério Ceni)
Marcos Felipe; Santi Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba (Iago); Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas (Ademir), Everton Ribeiro e Cauly (Rafael Ratão); Thaciano e Everaldo (Lucho Rodríguez).
ARBITRAGEM
Árbitro: Raphael Claus (FIFA-SP);
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (FIFA-SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (AP);
Quarto árbitro: Thaillan Azevedo Gomes (AP);
VAR: Rafael Traci (SC).